loading

Empresa de Direitos Autorais Processou o Soundcloud

O site já tem desagradado muitos artistas que usam a plataforma, será que agora vai afundar de vez!!!

Em uma possível tentativa de aumentar seu lucro, a plataforma de música online removeu mixes, faixas e contas que de alguma maneira violavam direitos autorais. Só que em muitos casos, a música que o Soundcloud retirou do ar pertencia ao próprio artista que a produziu. Resultado: centenas de DJs e produtores se posicionaram contra a atitude da plataforma, tida por muitos como um ataque indiscriminado às músicas compartilhadas no site. Foi assim que muitos dos envolvidos afirmaram que iriam se retirar do Soundcloud em busca de outros serviços de streaming.

O João Brasil Teve sua Conta Deletada do Soundcloud

Agora sabemos que era apenas o início do problema. Como confirmado em um e-mail enviado para os seus clientes, a Performing Rights Society for Music — uma imensa instituição britânica responsável por coletar direitos autorais por apresentações ao vivo, radiodifusão, serviços de streaming entre outras atividades — confirmou que a empresa deu início a uma ação judicial contra o Soundcloud. Depois de cinco anos de “negociações mal sucedidas”, o conflito parece ter surgido a partir da recorrente insistência da plataforma em não licenciar músicas de terceiros para seus serviços, apesar de hospedar música de 4.500 clientes identificáveis da PRS.

O e-mail do PRS descreve a ação como uma “decisão difícil”, e insiste que o Soundcloud precisa “fazer o licenciamento para cobrir o uso de todo o repertório de nossos membros ou parar com a infração”.

Não sabemos o que irá acontecer. O Soundcloud pode ceder e pagar pelo licenciamento, ou mesmo encarar um processo legal. Porém, é difícil vislumbrar uma conclusão que não cause outros sérios danos ao serviço, tanto financialmente quanto em termos de credibilidade.

b9
b13
b1
b5

Fonte: Thump.Vice